sábado, 7 de fevereiro de 2009

Volcano - We made it !

Eh isso ai galera ! Acreditem ou nao, nos conseguimos. Escalamos os 2890 metros do vulcao Villa Rica em Pucon!
Iniciamos o dia as 5 da manha: acordamos, eu e o marcao tomamos banho e fomos fazer o cafe para a galera. Enquanto isso todos acordavam e tomavam banho pois precisavamos estar na agencia "Sierra Nevada" as 6:30 da manha!
Precisamente as 6:10 da manha estavamos todos prontos para sair do hostel quando nos deparamos com o portao do lugar trancado!!! Nao pensamos duas vezes, pulamos o portao! Afinal de contas nao era um misero portao trancado que nos separaria daquilo que seria talvez a maior aventura de nossas vidas.
Logo que pulamos o portao, demos de cara com uma Topic, que provavelmente aguardava alguns integrantes de nosso hostel que tambem subiriam o vulcao hoje, porem quando o motorista nos viu pulando o muro pra fora, comecou a andar devagarzinho para estar sempre a uma "distancia segura". E foi assim por 2 quadras ate chegarmos a avenida principal ! Superado este primeiro obstaculo, fomos direto ate a agencia, e comecamos a nos preparar para a grande subida. Cada um recebeu uma mochila com os equipamentos necessarios: capacete, blusa e calca corta-vento, botas, "polainas" (usadas para que o gelo nao molhasse a calca perto da canela) e o equipamento mais legal de todos, a picareta de escalada!
Nos trocamos, colocamos as botas e embarcamos rumo ao vulcao numa van da agencia. 20 minutos de estrada e estavamos desembarcando no parque do vulcao, e fomos andando ate um teleferico, que levaria ate a base do vulcao. Lá tinhamos duas opcoes: pegar o teleferico por 5000 pesos ou ir andando (1 hora de caminhada numa subida forte) ate a base do vulcao. Leo e Herrera optaram pelo teleferico enquanto eu, marcao e deh resolvemos ir a pé, afinal, estavamos la para vencer o vulcao a pé!!
Apos 1 hora de caminhada chego a base do vulcao com muita animacao e louco para comecar a escalar o vulcao. Quando alguns minutos depois chegam De e o Marcao confessando que chegaram a pensar em desistir por conta da dificuldade desta primeira etapa.
A subida do vulcao é feita em 5 horas, esta tinha sido apenas a primeira. Comecamos a escalada, na terra, já usando nossas incriveis picaretas, e 1 hora e pouco depois chegamos a parte de gelo !!! Chegando lá, recebemos algumas instrucoes de como andar no gelo, e como manusear a picareta no gelo. Foi entao que comecou de verdade nossa aventura!
Escalar no gelo eh algo completamente diferente de tudo que eu ja havia feito na vida. No comeco era como andar na areia. O gelo estava "fofo" e era bem tranquilo. Porem passados uns 400 metros de altura o gelo comecou a ficar mais grosso e dificil de subir sem escorregar. O que conseguiamos ver era muitos metros acima era uma imensa parede de gelo. Quando finalmente chegamos ao final desta parede, o Marcao estava com sua filmadora, comemorando que haviamos chegado ao topo, quando eu olho para cima novamente e percebo que haviamos chegado a quase metade de montanha :o !
Apos muitas horas de escalada e cerca de 5 ou 6 paradas para descansar/comer chegamos ao topo ! O lugar eh absolutamente inacreditavel! A vista eh fantastica, o ceu estava limpo afinal estavamos acima das nuvens! Quando estavamos descansando, do nada ouvimos um grande estrondo, algo parecido com um trovao bem forte, porem nao vinha de cima!! Vinha de baixo! Era o vulcao dando um sinal de que estavamos invadindo seu territorio!
Ficamos um pouco apreensivos, porem os guias nos tranquilizaram falando que era normal este tipo de manifestacao! La em cima, vestimos nossas blusas e calcas corta-vento pois ventava muito, e um vento cortante e gelado! A subida toda foi feita apenas com uma calca jeans e um moleton fino. Alguns terminaram a subida vestindo apenas camiseta de manga curta!
Tiramos muitas fotos, fizemos video, o tempo no topo passou incrivelmente rapido, e logo, nosso guia disse que era hora de descer. Fomos colocar nosso equipamento de decida: um protetor de bunda, tipo uma lona com presilhas porque a descida era como? SKI-BUNDA !!!!
Foi uma das coisas mais divertidas que fiz na vida, aquela superficie de gelo super inclinada e voce numa especie de "trilho" no gelo, escorregando bem rapido, o vento e o gelo batendo na cara, eh uma sensacao incrivel !
Gracas a essa fantastica tecnica de decida no gelo, nossa descida do vulcao durou apenas 2 horas! A parte mais demorada da descida foi a longa caminhada pela parte de terra, descer toooodo aquele caminho novamente foi cansativo porem como diz o ditado: na descida todo santo ajuda! E realmente ajuda mesmo!
Chegando la em baixo embarcamos na van da agencia, e no caminho de volta, conhecemos 3 meninas israelenses muito simpaticas que haviam tambem escalado o vulcao pela agencia.
Creio que para todos foi uma das coisas mais fantasticas que ja fizemos na vida! O visual do lugar eh de outro mundo, eu e o marcao tivemos a felicidade de ver neve pela primeira vez, enfim, foi a coisa mais animal do mundo.
Visitem o novo album que abrimos para esta aventura:
http://picasaweb.google.com/daniel.nbo/ChilePuconVulcao
La estao todas as toneladas de fotos que fizemos!
Deixo com voces apenas um preview....
[]`s




































































6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "conhecemos 3 meninas israelenses muito simpaticas"

    QUE ISSO? hahahhahahahhahaha

    ai ai ai.

    meuuu..muito loucas essas fotos! =P

    ResponderExcluir
  3. Hahahhaha
    Realmente a subidinha é felomenal...
    A sensação de "estar no topo" e na verdade voce ainda está na metade é incrivel!!
    Bolhas no pé?
    Hehhehe
    Abrax

    ResponderExcluir
  4. Hehe! Da hora Daniel!
    Muito louco mesmo!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. nuuuoossa Dani, q mto loko!!!

    mas a paret q mais dei risada foi a d vcs pulando o portão do hostel. essa é a prova q o jeitinho brasileiro se encaixa em qquer lugar.... do mundo! hehe

    AMEI AS FOTOS! vi as do album tb e q lugar sensacional!
    e as fotos da cratera , bem pertinho daquele buraco...
    "o verdadeiro BURACO QUENTE "neh? hehe

    e descer de shi-bunda? deve ter sido animal msm! hehe

    q loca essa aventura hein?

    show d bola!

    bjinhus
    =p
    sílvia

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniel e galera
    Que louca essa subida! Muito legal! Amei sua descrição, deu pra sentir tudo o que vcs passaram - gostei do estrondo lá no topo do vulcão.Que bom que vcs estão aí! Aproveitem ao máximo e irão se lembrar para o resto de suas vidas.
    Beijos
    Vânia.

    ResponderExcluir